Quando é hora de deixar uma igreja?

  • 29/01/2024
Quando é hora de deixar uma igreja?

Deixar uma igreja é difícil por várias razões, entre as quais deixar para trás todos os amigos e relacionamentos que você desenvolveu. Além disso, você provavelmente tem muitas boas lembranças e experiências espirituais que dificultam.

Você não está pulando de igreja quando está procurando encontrar uma nova igreja. É óbvio para mim que quando você encontrar a igreja “certa”, você se estabelecerá e se envolverá em companheirismo lá. Até encontrar um, você não está pulando. Você está procurando. A diferença entre os dois é significativa.

Algumas coisas a considerar quando você sentir que é hora de encontrar um novo lar da igreja

1. Você não respeita mais o pastor e/ou sua liderança

Paulo descreveu como é um bom pastor e como ele se comporta. Se o seu pastor está falhando nessas áreas, definitivamente é hora de considerar sair:

Agora, o superintendente deve ser irrepreensível, fiel à sua esposa, moderado, autocontrolado, respeitável , hospitaleiro, capaz de ensinar. ( 1 Timóteo 3:2 )

2. A família do pastor está fora de controle.

Paulo ensinou que se um homem não pode liderar e supervisionar sua própria família, então ele não tem nada que tentar pastorear uma igreja:

Ele deve administrar bem sua própria família e fazer com que seus filhos o obedeçam, e deve fazê-lo de maneira digna de pleno respeito. ( 1 Timóteo 3:4 )

3. Há brigas e dissensões na igreja.

A igreja de Corinto do primeiro século lutou contra a divisão. Paul diretamente os chamou sobre isso:

Irmãos e irmãs, eu não poderia me dirigir a vocês como pessoas que vivem pelo Espírito, mas como pessoas que ainda são mundanas – meros bebês em Cristo. … Pois, visto que há ciúmes e brigas entre vocês, não são mundanos? Você não está agindo como meros humanos? ( 1 Coríntios 3:1-3 )

4. O pastor deve ensinar bem e comunicar a verdade bíblica sólida.

Tenha cuidado com pastores que confundem a verdade bíblica com suas convicções pessoais. Paulo ensinou a seus protegidos, Timóteo e Tito, a importância de ensinar uma doutrina sólida:

Agora o superintendente deve ser capaz de ensinar. ( 1 Timóteo 3:2 )

Você deve ensinar o que está de acordo com a sã doutrina. ( Tito 2:1 )

5. O tempo de canto e adoração deve levar à “Sala do Trono” do Céu.

Paulo ensinou à igreja em Colossos a importância de preparar nossos corações através da adoração antes de recebermos a Palavra de Deus:

Que a mensagem de Cristo habite ricamente entre vocês, enquanto vocês ensinam e admoestam uns aos outros com toda a sabedoria por meio de salmos, hinos e cânticos do Espírito, cantando a Deus com gratidão em seus corações. ( Colossenses 3:16 )

6. Você decidiu que encontrar a igreja certa vale mais do que perder os relacionamentos com a igreja que você desfruta atualmente.

Reunir-se como Corpo de Cristo é uma parte essencial de nossa vida espiritual — e de nosso crescimento espiritual. Se você sente que não é capaz de crescer onde está, é hora de mudar… não desista completamente da igreja!

Não deixando de nos reunirmos, como é costume de alguns; mas exortando uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima. ( Hebreus 10:25 )

7. Você decidiu não procurar a igreja perfeita. Essa igreja não existe. Uma igreja pode ter problemas e ainda ser uma igreja saudável.

A igreja em Filipos era geralmente saudável – você pode ler o livro de Filipenses para ter uma ideia de como era a vida da igreja. Mesmo que fosse saudável, eles ainda lutavam com problemas. Toda igreja vai! Paulo escreveu:

Rogo a Evódia e rogo a Síntique que tenha a mesma mente no Senhor. Sim, e peço a você, meu verdadeiro companheiro, que ajude essas mulheres, pois elas lutaram ao meu lado na causa do evangelho, junto com Clemente e o resto de meus colaboradores, cujos nomes estão no livro da vida. ( Filipenses 4:2-3 )

É hora de tomar uma decisão e agir

Agora dê um passo para trás e tente ver sua igreja de uma perspectiva geral. Você consideraria sua igreja funcional ou disfuncional? Ore e peça a Deus por Sua liderança. Então aja!

LEIA TAMBÉM: 9 MANEIRAS DE LEVAR SEUS ENTES QUERIDOS NÃO SALVOS À IGREJA


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes